O Ser humano como Representação!!!

 

Você já deve ter ouvido  alguma pessoa dizendo "O mundo é dos espertosrico é ladrão; aqui se faz aqui se paga; mulher é tudo igual; homem não presta, a vida passa ligeiro como um sonho, amor é coisa que não existe, quem vê cara não vê coração, todo político mente, o que arde cura, quem cala, consente, antes só do que mal acompanhado, quem espera sempre alcança, devagar e sempre, é preciso ser amado para saber amar, só o amor constrói, quem tem pressa como cru, criar filho dá muito trabalho" e etc. e etc.

O Ser humano como Representação, ou seja, o homem/mulher é a medida de todas as coisas como diria Protágoras. Ele nos ensinou que assim para as pessoas que dizem isso- porque elas são a medida de todas as coisas que dizem respeito a elas. Se um pessoa diz: -"Somente quem foi amada pode amar!", se ela diz isso, não importa se eu concorde ou discorde, importa que é assim provavelmente isso é assim para ela. É esse o critério que ela usa para vivenciar as coisas que estão relacionadas a essa ideia.

Esse ponto é interessante porque, não interessa saber se a pessoa está certa ou errada (se é que existe certo ou errado nisso!), também se é de boa ou má fé, se ela está falando a verdade ou está me enganado, fingindo que está falando a verdade. 

Na Filosofia Clínica um lição que é fundamental é que aquilo que uma pessoa sente, vive, afirma, faz, -isso é assim para ela- , independente d ser compartilhado com as outras pessoas, de ser aceito, criticado, ironizado, proibido e assim por diante. Cada pessoa é "medida de todas as coisas". Por isso, cada pessoa sente um beijo carinho, o aroma do café, o vento nos cabelos, a leitura de um poema ou a audição de um linda balada de amor, cada pessoa vive cada coisa de um modo único, e é ela quem saberá o prazer ou o não prazer, do que está vivendo, pois cabe a ela mensurar o que vive, somente a ela...mesmo que adote as medidas de mensuração de uma outra pessoa.


Disse Protágoras " O homem é a medida de todas as coisas daquelas que são por aquilo que são e daquelas que não são por aquilo que não são". Há muito tempo que penso dessa forma acrescentada com o que pensa Arthur Schopenhauer " O mundo é uma representação minha". Mas isso é assunto para outra postagem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill

Correção Prova de Filosofia Enem 2023

A utilização da Filosofia Clínica nas empresas