O Poder Segundo Foucault

 

Michel Foucault dirigiu grande interesse para a questão do “poder”, e no livro “Vigiar e Punir” (1975), fez uma análise da transição da tortura para a prisão como um modelo punitivo, concluindo que o novo modelo obedece a um sistema social que exerce uma maior pressão sobre o indivíduo e sua capacidade de expressar suas próprias diferenças.

Michel Foucault acreditava que a prisão, mesmo que fosse exercida por meios legais, era uma forma de controle e dominação burguesa no intuito de fragilizar os meios de cooperação e a solidariedade do proletariado.

Diante disso, dedicou seus últimos anos à redação da obra “História da Sexualidade”, onde faz uma funda investigação do exercício do poder sobre a sociedade, publicando apenas os dois primeiros volumes,

Michel Foucault morreu em Paris, França, em consequência das complicações da AIDS, no dia 26 de junho de 1984. Foi a primeira figura pública a morrer da doença na França. Seu parceiro Daniel Defert fundou uma instituição de caridade para doentes de AIDS, em sua memória.

Principais Obras de Foucault

  • Doença Mental e Psicologia (1954)
  • História da Loucura na Era Clássica (1961)
  • O Nascimento da Clínica (1963)
  • As Palavras e as Coisas (1966)
  • Vigiar e Punir (1975)
  • História da Sexualidade (1984)

Muito conhecido pelas teorias que envolve relação entre poder e conhecimento, uma figura muito lida e discutida na academia, consultórios e porque não no dia a dia. Na próxima postagem vamos ver o ele fala sobre A Loucura, e aí você se acha normal? Então não perca a próxima postagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill

Correção Prova de Filosofia Enem 2023

A utilização da Filosofia Clínica nas empresas