Planejamento estratégico, tático e operacional. Características, técnicas, ferramentas

Planejamento estratégico é a galinha dos ovos de ouro das bancas de concurso. Mais de 80% das questões, quando ligadas a planejamento, versam sobre este.

Planejamento Operacional


O próprio nome já nos ajuda a entender. Este planejamento é feito no nível das operações das empresas ou órgãos. E o que isso quer dizer? Significa falar que esse é o planejamento das rotinas de trabalho, os manuais de procedimento, envolvendo atividades isoladas diárias, de curto prazo.

Planejamento Tático


Mais abrangente que o planejamento operacional, o nível tático envolve decisões de departamento, reunindo conjunto de atividades, ao invés de atividades isoladas. Possui um prazo médio, geralmente 1 ano.



Planejamento Estratégico

É o planejamento mais amplo de todos, sendo projetado para o longo prazo, cerca de 5 anos. Mas atenção: não fiquem presos a esses prazos. Cada empresa ou órgão pode possuir peculiaridades que determinem, por exemplo, um planejamento estratégico de 10 anos, ou um planejamento tático de 6 meses. No planejamento estratégico, a empresa é vista em sua totalidade, sendo definido pela cúpula administrativa, embora possa haver participação do baixo escalão da empresa na formulação.

É preciso mencionar que existe uma hierarquia entre os 3 níveis. Dessa forma, o planejamento operacional deve seguir o planejamento tático e ambos deverão obedecer ao planejamento estratégico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill

Correção Prova de Filosofia Enem 2023

A utilização da Filosofia Clínica nas empresas