AUDITORIA LOGÍSTICA

Segundo Arter (1995) o termo auditoria originalmente vem da prática de registrar carga de um navio escutando oralmente o capitão chamar os itens e quantidades. O auditor representava o rei e estava lá para garantir que todos os impostos sobre aquela carga seriam registrados corretamente. Assim, desde o princípio, os auditores estiveram associados com controle e conformidade.
Dentro da realidade empresarial, a auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis e em virtude do aparecimento das grandes empresas e a taxação do imposto de renda, baseado nos resultados apurados nos balanços. Sua evolução ocorreu paralelamente com o desenvolvimento econômico no decorrer dos
tempos. Tradicionalmente, o exercício da auditoria é a prática da verificação dos registros contábeis que compreende o exame de documentos, livros e registros. Inspeções de informações, confirmações internas e externas, relacionadas ao controle do patrimônio objetivam mensurar a exatidão desses registros e das documentações.
Sob a ótica administrativa, a auditoria contribui para redução da ineficiência, negligência, incapacidade e improbidade dos fatores de um processo.
A contabilidade, certamente contribuiu muito para o desenvolvimento desta ferramenta gerencial, que por muito tempo esteve exclusivamente associada à mesma. Entretanto, segundo Attie (1998) a auditoria tem experimentado expressiva evolução nos últimos anos, permitindo aos que militam na área, um acréscimo substancial de conhecimentos em todos os campos que envolvem os diversos setores de uma organização, não ficando só restrito ao setor contábil. Existem auditorias financeira, de qualidade, ambiental, de segurança, dentre outras. As atividades logísticas também devem ser foco de auditoria, fato que será explorado mais adiante.
De uma forma geral, pode-se entender a auditoria como uma avaliação planejada, independente e documentada para determinar se as exigências acordadas, em um dado momento, num dado sistema, processo ou produto/serviço, estão sendo satisfeitas.

AUDITORIA LOGÍSTICA
Um efetivo sistema de controle logístico requer, dentre outras coisas, um levantamento periódico, preciso e relevante das informações do desempenho das atividades realizadas.
Uma grande fonte de informações são as avaliações logísticas, também denominadas auditorias logísticas. Uma avaliação periódica do sistema logístico deve fazer parte da estratégia logística de qualquer organização.
A auditoria logística é uma ferramenta útil, pois permite:



1) identificar dados chave necessários para um efetivo gerenciamento dos custos, do serviço ao cliente, da confiabilidade, do tempo de ciclo e da qualidade dos serviços desenvolvidos dentro das funções logísticas. A auditoria não só levanta os dados, ela fornece uma base de dados ao longo do tempo para uma avaliação continuada da performance logística.

2) detalhar e melhor entender o ambiente, o que é um primeiro passo essencial no processo de desenvolvimento da estratégia logística.

3) auditar as funções logísticas para verificar se o sistema logístico está atingindo os requisitos do mercado, a um custo competitivo, com flexibilidade e, dentro de um tempo adequado. Isso ajuda a empresa a determinar o quão bem o sistema logístico está adaptado às mudanças de mercado. Segundo Ballou (2001), a auditoria logística é um exame periódico da situação das atividades logísticas. Um sistema de controle pode perder sua eficácia se a informação disponível for imprecisa. A informação da auditoria é usada para estabelecer novos pontos de referência com os quais os relatórios são gerados e para corrigir erros que podem resultar do desempenho de determinadas atividades logísticas devido a informações ruins.

Auditorias logísticas é uma importante ferramenta gerencial e devem ser incorporadas no processo de planejamento anual.

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