Etnocentrismo: definição, significado e exemplos

Etnocentrismo: definição, significado e exemplos
Etnocentrismo se refere ao ato de julgar outros grupos culturais com base na própria cultura, assumindo-se que os costumes e hábitos da cultura particular são superiores a outras culturas. É uma forma de preconceito que descarta o direito de outras culturas ao reconhecimento, enquanto a sua própria é considerada como sendo a única correta.
Infelizmente, essa atitude etnocêntrica, que é difundida como resultado de nossos próprios preceitos culturais, pode ser encontrada quase que universalmente. Ao contrário disso está o relativismo cultural, que busca reconhecer e aceitar as diferentes culturas como igualmente válidas.
Em outras palavras, o etnocentrismo é uma atitude de julgamento que decorre da tendência de alguém de considerar a sua cultura como superior à de outras pessoas. É uma forma de ver o mundo de forma subjetiva, onde a cultura de partida é considerada como o padrão para avaliar outras culturas, desconsiderando a peculiaridade de cada uma.
Significado de etnocentrismo
No dicionário, o significado da palavra etnocentrismo, segundo seu significado antropológico, é o comportamento de desconsiderar ou desvalorizar outras culturas ou grupos étnicos que não sejam o próprio, devido às diferenças nos costumes.
A palavra etnocentrismo tem origem do grego “ethnos”, que significa povo, nação, raça ou tribo, com a junção da palavra “centrismo”, que significa centro.
O que é etnocentrismo?
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia que se refere ao pensamento de que uma cultura ou etnia é superior às outras. Assim, pessoas etnocêntricas consideram que as normas e valores de sua própria cultura são melhores e, assim, tendem a usá-la como referência para julgar outros grupos étnicos ou culturais.
Em resultado, isso pode gerar sérios problemas, pois fomenta ideias infundadas, preconceito e discriminação. Ou seja, pode levar as pessoas a julgar outros grupos de forma injusta, baseando-se em suas próprias crenças e valores. E, assim, pode criar divisões profundas entre grupos sociais, o que pode levar a tensões e conflitos sociais.
Assim, etnocentrismo é um modo de pensar que coloca a cultura de um grupo como superior às demais, e que estabelece um padrão de comportamento que deve ser seguido.
Dessa forma, os indivíduos e grupos que não seguem este padrão são considerados inferiores ou anormais. Consequentemente, é o uso deste preconceito e julgamento que pode gerar outras formas de preconceito, como:
- racismo;
- xenofobia e
- intolerância religiosa.
QUER SABER MAIS: https://www.psicanaliseclinica.com/etnocentrismo/https://www.psicanaliseclinica.com/etnocentrismo/
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou sugestão!!!