A venalidade é um traço congênito?

Será que a Venalidade é um traço congênito? Ótimo ponto para se discutir em clínica com o partilhante, em Filosofia Clínica chamamos o paciente de partilhante, por ele nos partilhar a sua vida diante da Historicidade. Venalidade é uma característica do comportamento humano associado à suscetibilidade de se ser subornável ou de vender seus serviços ou de poder, especialmente quando em vez disso se deve agir com justiça. A venalidade é mais considerada como um vício e não uma virtude. Mas no dia a dia a ética vem sempre à tona, investigar o que significa ética em sociedades contemporâneas que valorizam mais o conhecimento científico ou o excesso de lúdico é um desafio! Perguntar sobre o papel da educação para ética significa indagar sobre qual a melhor forma de viver.

Não obstante seja muito mencionada, a ética é mal compreendida pelo senso comum e poucas vezes praticada por uma cultura que desenvolveu o famoso “jeitinho brasileiro” e legitima suas ações em expressões típicas de uma dupla moralidade: “só os espertos sobrevivem”, “farinha pouca, meu pirão primeiro”, “cada um por si e Deus por todos”, “quem segue a linha, é pego pelo trem”, “ faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, entre outras.



 Jeitinho Brasileiro é bom ou ruim?

A burocracia é essencial e fundamental, imagine com tantas que existem ainda muitos conseguem roubar, ou seja obter aquilo que não lhe pertence para si.

O ruim é a difusão da burocracia, os excessos de papelada sem necessidade ou simplesmente não foram com a sua cara e com isso, "você vai ficar horas esperando", um fantástico é "estou desmotivado" bem isso é outro assunto.

Daí surgem o jeitinho brasileiro que é em certos caso muito bom, mas quando é uma flexibilidade, isso sem dúvida é positivo, mas se o jeitinho brasileiro for um escape, drible , um atalho do que se deveria ser correto, aí sim é um agravamento.




Prof. MSc. Klever Cavalcanti

Filosofia, Ética e Cidadania / Aula 4: O que é ética?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha do livro Mais Esperto que o Diabo, de Napoleon Hill

Correção Prova de Filosofia Enem 2023

A utilização da Filosofia Clínica nas empresas